Bless

Woman Business Boutique

  • Olá!
    • Susana
    • Manifesto
    • Processo
    • Colaborações
    • Testemunhos
    • Perguntas Frequentes
  • Clareza + Estratégia
  • Para Coaches & Terapeutas
    • Gestão de Redes Sociais
  • Para Criativos
  • Faz o teu Website
  • Blog
  • Podcast
  • Contatos

O Ovo ou a Galinha? Sabe como escrever copy eficaz para o teu website

Posted on 23 Março 2016 By susana.rodrigues 0 Comment

Older
Newer

Ao estilo o que vem primeiro o Ovo ou a Galinha, na versão geek, o que vem primeiro Copy ou Website?

Pois é. A vontade de criar um website é muita. Sabemos, grande parte das vezes, que cores queremos, já escolhemos as fotos e as imagens e sonhamos acordadas com aquele ninho virtual onde caberá o negócio que nos enche o coração. E, no meio de tão grande excitação esquecemo-nos de uma coisa muito importante: o conteúdo. Uma boa imagem ou atraente logo não escondem a falta de conteúdo. Imagina só: recebes um embrulho maravilhoso, um laço gigante em tons dourados, abanas a caixa e decides a abri-la e… ops! Nada. Nada. Quase que pedes para não terem enviado a caixa tão bonita, numa espécie de “mas que brincadeira é esta, enganaram-me“. Pois.

Não haja dúvida. O momento mais difícil para quem se lança na aventura de comunicar online é o copy. O que escrever, sobre o que escrever, para quem escrever, como dizer? Escrever sobre ti e sobre o teu negócio não é fácil. Um texto que expresse claramente a missão, os valores, o diferencial de uma marca pessoal é não negociável e o ponto mais importante da construção de um website. Algumas coisas a teres em conta em relação a website copywriting.

Website Copywriting: Como escrever copy eficaz no teu website

Quando escreves copy para o teu site deves ter os seguintes pontos em foco:

O teu cliente – para quem estás a escrever? Saber para quem estás a escrever ajuda-te a pensar sobre como podes melhor comunicar os teus produtos/serviços. Quando estás a escrever com um cliente tipo em mente, consegues mais facilmente perceber como podes utilizar as palavras da forma mais clara e objetiva possível indo de encontro às suas necessidades específicas. Lembra-te que o teu negócio é 90% sobre o teu público e 10% sobre ti. Como os podes ajudar? Como o teu trabalho lhes pode acrescentar valor?

Definir de forma clara os teus objetivos e os objetivos do teu negócio – o teu copy tem que estar bem alinhado com os teus objetivos. Que produto ou serviço precisas de comunicar com maior incidência? Se não tens os teus objetivos alinhados como podes saber como e o que escrever? Como podes alinhar o teu conteúdo editorial quando não sabes o que tens e queres oferecer? Quando não reconheces o teu valor e o valor que ofereces aos teus clientes?

Equilibrar design com copy – uma boa imagem alinhada com os valores da marca, uma boa experiência no website gera engagement, conexão, um bom copy gera conversão. Antes de planeares o design do teu site é importante que o copy esteja preparado para que, no final, o design possa optimizar a forma como contas a tua história.

Focar nas vantagens mas acima de tudo nos benefícios – descrever bem os serviços, descrever bem os produtos mas, acima de tudo, falar do impacto real na vida das pessoas com e para quem trabalhas. Falar de benefícios de forma autêntica faz-te pensar realmente qual o impato que queres ter nos teus clientes e analizar qual o impacto real que tens. Falar de benefícios torna-se mais fácil quando fazes o trabalho de casa de analisar o teu percurso com os teus pacientes e reconheces quais as transformações positivas que o teu trabalho lhes traz. TRANSFORMAÇÃO. Como é que transformas a vida dos teus clientes?

Business storytelling / A tua história – temos vindo a falar de storytelling em negócios e de como é importante que contes a tua história e como ela expressa a personalidade e o contraste da tua marca pessoal. Um bom copy tem de contar uma história. As nossas decisões de compra vêm essencialmente da forma como nos identificamos ou não com a pessoa ou com o produto. Esta é a razão pelo que o copy é tão importante. Como é que a tua marca e a tua história, se alinha com a personalidade e a história do teu público?

Antes de um bom website vem o Copy. Preferencialmente bom. Muito bom.

Uma das minhas grandes paixões está em precisamente ajudar-te neste processo de comunicar por palavra escrita aquilo em que realmente és única. Se precisas de ajuda em ganhar maior clareza sobre o teu copy e a tua marca pessoal, conta-me sobre as tuas principais dificuldades para que te possa ajudar a criar uma marca coesa, clara e estratégica e para que o teu site possa ajudar-te a chegar a quem pode realmente beneficiar do teu trabalho.

E pronto, boas noticias, afinal só existe uma dúvida existencial: afinal o que vem primeiro, o ovo ou a galinha;)?

Filed Under: copywriting Tagged With: a tua história, cliente ideal, coaching e copywriting, como escrever copy para o teu website, copy, copywriting, história de negócio, storytelling, website copywriting

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá Maravilhosa Mulher,

Bemvinda à casa da Bless. Entra, fica confortável e serve-te de uma chávena de chá.

Por aqui acreditamos que está na hora de põr os teus dons e habilidades ao serviço do mundo.
Descobre como te podemos ajudar. 

Hakuna Matata!

Opsydopsy! Tenta outra vez.

Respeitamos a tua privacidade.