Errar é Afinar

Há dias cruzei-me com um artigo na PSYCHOLOGY TODAY sobre o papel do cerebelo – responsável pelos nossos processos de aprendizagem e coordenação motora – .

“When learning to shoot a basketball, people usually miss many times before getting one shot through the hoop. As the arm moves, the cerebellum makes predictions about the consequences of the action. When the prediction does not match reality — that is, the ball misses the hoop — the cerebellum receives feedback from the eyes and the arm to learn from the error, fine-tuning factors such as aim, force and release to make a basket. This trial-to-trial learning from error produces gradual improvements in performance”.

Vemos este processo de aprendizagem também nos infinitos ensaios clínicos feitos pelas equipas de investigação científica em tantas áreas da medicina, da física, da tecnologia. A dança entre as previsões, as hipóteses e a aproximação à realidade é feita de forma progressiv e paciente à medida que vão alcançando resultados cada vez mais aproximados de uma Solução eficaz.

A Jornada Humana, assumidamente evolutiva, é uma jornada por tentativa e erro. No Vamos jorneando por um processo de aprendizagem, onde encontramos desafios, desilusões e fracassos. No entanto, são exatamente estas experiências que nos proporcionam as maiores oportunidades de crescimento.É através das múltiplas tentativas e Error que somos convidados a aperfeiçoar as nossas ações e capacidades, a refinar os nossos comportamentos e fazer escolhas mais informadas e responsáveis pelo futuro.

Em tempos de crise e incerteza somos todos provocados pela vida a desenvolver gradualmente a confiança e a vontade de nos envolvermos em processos de tentativa e erro, ganhar flexibilidade, ultrapassar o medo do fracasso e aprender com as nossas próprias experiências. Só assim inventamos o Novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *