Sabes como a tua Criança Interior está a afectar a Voz da tua Marca?
Compreender o impacto das feridas da criança interior na sua marca
Descobrir a influência do subconsciente na marca
Na jornada de crescimento pessoal e profissional, um aspeto que muitas vezes passa despercebido é a profunda influência das nossas experiências passadas, particularmente aquelas enraizadas na infância, nas nossas acções e decisões actuais. Este impacto é especialmente significativo na forma como moldamos e comunicamos a nossa identidade de marca. O primeiro arquétipo a formar-se na nossa psique é o arquétipo da criança interior e aprender a navegar as suas águas de memória é um caminho imprescindível se queremos evoluir na forma como nos comunicamos e apresentamos ao Mundo.
Sinais de influência da Dor da tua criança interior na tua marca
1. Temas repetitivos:
Quais são os temas internos sobre os quais a tua Marca gravita? Que tipo de desafios se repetem indefinidamente? Se a sua marca gravita consistentemente em torno de temas que lembram questões de infância não resolvidas, como o abandono ou uma procura constante pela aprovação do Outro, isso pode indicar a presença de feridas da criança interior a influenciar a tua estratégia de marca.
2. O campo Emocional da tua Marca
A dimensão emocional e energética da tua marca é muitas vezes o resultado do teu campo emocional interno. Esse campo é percepcionado de forma subtil e inconsciente por todos os que se relacionam contigo. Perceber qual é a core emocional que o constrói é essencial para que possas perceber melhor qual é a experiência que ofereces a quem se relaciona contigo. Caso haja uma presença profunda e questões não resolvidas com a tua Criança Interior podemos estar perante um campo de densidade emocional, caracterizado por emoções como resistência, ansiedade ou medo.
3. Como geres a tua Opinião e a Opinião dos Outros?
Saber lidar com as críticas e as diferentes opiniões é uma competência essencial se pretendes basear a tua Marca numa mensagem Autêntica.
A forma como a tua marca lida com as críticas pode ser bastante reveladora. As reacções excessivamente defensivas ou a incapacidade de lidar de forma construtiva com o feedback externo podem resultar de inseguranças pessoais mais profundas ou de experiências traumáticas.Mais do que nunca somos convidados a limar e a comunicar a nossa mensagem de forma Autêntica. Isso implica a capacidade de gerir a diferença com curiosidade e flexibilidade. Quando, por exemplo, temos dificuldade em separar o pessoal do profissional + quando reagimos impulsivamente sem refletir + quando concordamos excessivamente com o outro/ou com o mercado para sermos aceites + ou quando os nossos limites estão fragilmente definidos ao ponto de darmos maior importância a uma crítica do que ela tem – estes são alguns sinais de que precisamos de olhar e ir trabalhar estas questões internamente.
4. Relações com os clientes ou colaboradores:
Outra área que normalmente apresente uma influência profunda das feridas da tua Criança Interior é a dimensão relacional da tua Marca. Se a relação da tua marca com os teus clientes ou colaboradores reflecte padrões relacionais pessoais, como a necessidade constante de aprovação ou o medo de perder clientes, isso pode sugerir influências emocionais mais profundas.
5. Tom de Voz
Um estilo de comunicação de marca que oscile entre extremos, como ser demasiado agressivo ou excessivamente passivo, pode comunicar uma tentativa de compensar inseguranças ou experiências passadas. Uma das formas como gosto de olhar para isto é estudar o tom de Voz alinhado com a personalidade da Marca.
O exemplo: o Arquétipo do Rebelde
Por exemplo, uma marca com uma estilo de comunicação ligado ao arquétipo da rebelde tem nas suas características a provocação. Marcas com este arquétipo frequentemente começam com uma postura provocadora, muitas vezes alimentada por emoções intensas como a raiva ou a zanga, características típicas de uma fase mais primária ou inicial. No entanto, à medida que a marca amadurece, esta abordagem tende a evoluir. A marca começa a usar a sua voz para defender causas e ideais, ao invés de apenas desafiar o sistema existente. Aprende a equilibrar a provocação com mensagens mais construtivas e inspiradoras, a comunicação torna-se menos sobre o confronto e mais sobre a promoção de mudanças positivas e significativas. O foco muda de confrontar oponentes para construir e apoiar comunidades. A marca torna-se um ponto de encontro para pessoas com ideais semelhantes, promovendo um sentimento de pertença e propósito comum. E o seu magnetismo aumenta exponencialmente. O seu impacto também.
As feridas da Criança Interior associadas ao Arquétipo do Rebelde falam muitas das vezes de uma narrativa interna de Opressão e Controlo Execessivo de Identidade por uma figura de Autoridade Emocional – Pai, Mãe ou outro cuidador significativo -, o não se terem sentido vistos e reconhecidos na sua diferença dentro do sistema familiar, e emocionamente podemos observar raiva reprimida ou frustração acumulada desde a infância.
É preciso lembrar que a Dor da nossa Criança Interior guarda um tesouro profundo: o nosso potencial. A Infância empurra-nos sempre para o convite para a Disrupção e inovação Sistémica. Acorda em nós potenciais latentes à espera de um percurso que pede resiliência, empatia e integridade. E esses são todos ingredientes essenciais a uma Marca que se mostra ao Mundo em total Verdade. Há que peneirar;)